RESUMO
A AMATRA XV encerrou as atividades do Programa TJC em Campinas na última sexta-feira (14/11), na EMEF Virgínia Mendes Antunes de Vasconcellos. Alunos do 8º e 9º anos impressionaram magistrados e educadores ao demonstrarem domínio sobre direitos trabalhistas em um quiz interativo, marcando o sucesso da iniciativa que contou com apoio financeiro das empresas Belgo Arames e CISCRE.
Para encerrar o calendário de atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), no âmbito da AMATRA XV, na cidade de Campinas (SP), na sexta-feira, 14/11, aconteceu o evento de culminância da Escola Municipal de Ensino Fundamental "Virgínia Mendes Antunes de Vasconcellos".
Culminância
Durante o encontro, os estudantes do 8º e 9º anos demonstraram o aprendizado e as reflexões desenvolvidas ao longo do ano letivo. A programação contou com relatos pessoais dos alunos e um animado quiz no estilo "Passa ou Repassa", com perguntas importantes sobre o tema "Sustentabilidade e Trabalho Decente".

Para o Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, Coordenador regional do TJC e Diretor Cultural e de Cidadania da AMATRA XV, a atividade foi fantástica. “Eu cada vez me surpreendo mais com essa molecada. Eles assimilam, captam e processam a mensagem. É muito conteúdo, mas eles deram aula para nós sobre os direitos trabalhistas. Há perguntas que foram feitas aqui que até em exame da OAB, certos candidatos têm dificuldade em responder. E eles falaram direitinho! Eu acho que o nosso ano se encerra com chave de ouro”, comemorou.

A Juíza do Trabalho Paula Cristina Caetano da Silva, que palestrou na capacitação para professores, também esteve presente. “Retornei para ver o resultado do trabalho. Percebemos que o projeto deixou um legado na vida deles. Eles realmente aprenderam conceitos básicos de Direito do Trabalho, ao relatarem, por exemplo, que a mãe trabalha como Uber e não tem direito trabalhista, ou a jovem que mencionou a avó que não tem carteira assinada e não possui direitos. Também percebi a felicidade que estavam em participar do evento”.

O estudante Cauã Henrique de Oliveira, que atualmente é jovem aprendiz em uma instituição bancária, contou que os alunos montaram e apresentaram o jogo, e fez questão de agradecer “aos professores, por terem nos proporcionado uma aula diferente e de muito aprendizado”.
A Diretora Educacional, Lieko Sakamori, ressaltou a importância da iniciativa. “Para nós, como escola, é fundamental ter parcerias, especialmente com magistrados. O tema é extremamente relevante tanto para os alunos quanto para seus familiares. É um aprendizado valioso para toda a comunidade.”

De acordo com o Professor de língua portuguesa, Ricardo Bezerra Sampaio, que coordenou a programação, explorar o tema em sala ajudou a desenvolver a consciência de que o direito do trabalhador é algo essencial. “Eu avalio a atividade como muito positiva. Espero que eles se tornem locutores fora da escola, com seus familiares e a comunidade”.

Para a Supervisora Educacional do NAED Sudoeste, Rachel Rodrigues de Oliveira, a atividade foi única. “Ainda mais para a faixa etária deles que já podem começar como jovens aprendizes e logo estarão no mercado de trabalho”.

As empresas Belgo Arames e CISCRE, que apoiam o programa TJC, ofertaram à escola a quantia de R$ 1.000,00 cada uma, para serem utilizados em prol da melhoria da estrutura das escolas.
A atividade também contou com o apoio dos professores Anderson Cordeiro Sabino e Síndique Ladeia Viana.
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