Na última sexta-feira, 28/03, aconteceu a Sessão Solene de Posse da Diretoria Executiva, do Conselho Fiscal e da Comissão de Prerrogativas da AMATRA XV e, ainda, da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da ESMAT 15, eleitas para o biênio 2025/2027.
A cerimônia ocorreu no Plenário do TRT-15, em Campinas/SP, com transmissão ao vivo pelo canal da AMATRA XV na plataforma do YouTube.
A Juíza Regina Rodrigues Urbano, quarta mulher a ocupar a Presidência da AMATRA XV desde sua fundação em 1986, lidera a chapa “APOLLO 11”, eleita com 97,4% do total de votos.
Cerimônia
OAB
Em sua fala, a Presidente da Subseção de Campinas da OAB, Luciana Gonçalves de Freitas, reforçou a importância da parceria entre a Advocacia e o Judiciário.
Parabenizou os empossados, desejando uma gestão repleta de realizações e representatividade. Por fim, ressaltou a importância da representatividade feminina no TRT-15.
AMB
Em nome da AMB, a Juíza Vanessa Ribeiro Mateus, Coordenadora da Justiça Estadual, parabenizou os novos dirigentes e enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo movimento associativo e a parceria entre a magistratura trabalhista e todas as esferas do Poder Judiciário. “Saiba que caminharemos juntos, estaremos de mãos dadas para manter o Poder Judiciário altivo, fortalecido e independente, como temos feito”.
ANAMATRA
O Vice-Presidente da ANAMATRA, Juiz Valter Souza Pugliesi, ressaltou o desafio que Regina Urbano e a Diretoria assumem.
Enfatizou a importância do bom relacionamento institucional com a direção dos Tribunais, abordou os desafios atuais enfrentados pela Justiça do Trabalho e afirmou a relevância social, econômica e jurídica da Justiça do Trabalho, além da luta pelo restabelecimento da carreira da magistratura.
Por fim, desejou uma gestão profícua e realizadora aos empossados.
MPT
O Vice-Procurador-Chefe do MPT-15, Ronaldo José de Lira, destacou a importância do momento, especialmente diante das turbulências vividas no país. Enfatizou a necessidade de resistência contra os ataques à magistratura e ao Ministério Público, defendendo a importância das entidades associativas e da presença no Congresso Nacional para fazer o contraponto e demonstrar a importância dos valores institucionais. Lira também parabenizou a gestão passada e a nova diretoria, desejando uma gestão profícua e aguerrida.
Nova Presidente da AMATRA XV e Diretora-Geral da ESMAT 15
Regina Urbano expressou sua honra e responsabilidade ao assumir a presidência da AMATRA XV. Agradeceu à Diretoria anterior, da qual participou nos últimos quatro anos, “onde todos sempre atuaram com harmonia, entrosamento e cooperação”. Agradeceu os 331 associados “que confiaram em nosso voo e nos concederam seus votos” e ao ex-Presidente, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro por sua liderança nata, sensível e, ao mesmo, tempo firme. “Sob seu comando, vivemos duas gestões marcadas pelo reencontro com o diálogo, pela reaproximação entre os colegas e por avanços institucionais significativos.
Ela agradeceu também a equipe de funcionários da Associação e da ESMAT 15 pelo apoio e suporte diário.
Em seu discurso, a Presidente Regina Urbano ressaltou a importância do bom relacionamento com o Tribunal, fundamental para que a AMATRA XV possa exercer seu papel com eficácia e respeito mútuo.
A magistrada disse que a AMATRA XV, ao longo de sua história, desde 8 de novembro de 1986, tem se firmado como entidade de referência, comprometida com a valorização da magistratura do trabalho.
Destacou o avanço da participação feminina na Diretoria e a importância de mulheres ocuparem lugares de decisão, inclusive no movimento associativo, tendo reconhecido as 3 mulheres que abriram caminho na Presidência da AMATRA, as associadas Iara Pacheco, a pioneira, Ana Paula Pellegrina Lockmann e Patrícia Maeda.
Ao falar da nova diretoria, disse que cada integrante é parte essencial de um projeto coletivo e participativo. Ela refletiu sobre as semelhanças entre a Presidência da AMATRA XV e a maternidade. Destacou a necessidade de amor, zelo e dedicação para superar os desafios. “Na maternidade, cada filha ou filho tem sua própria personalidade e suas demandas. Mas, acima de tudo, a maternidade ensina que o amor, o zelo e a dedicação podem superar qualquer desafio. E é com esse mesmo espírito que pretendo conduzir minha gestão. Com um olhar cuidadoso, com dedicação e, sobretudo, com a convicção de que estamos aqui para nos fortalecer. Com apoio e determinação, faremos dessa gestão um período de crescimento, conquistas e aprendizado”.
Para encerrar, Regina convidou todos os associados a se juntarem a Diretoria nessa missão, visando um período de crescimento, conquistas e aprendizado.
TRT-15
A Presidente do TRT-15, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, destacou que a cerimônia de posse da nova Diretoria da AMATRA XV e da ESMAT 15 é uma celebração da trajetória, unidade e força da magistratura da 15ª região. Disse que a AMATRA XV tem quase quatro décadas de atuação em prol da magistratura, da Justiça do Trabalho e dos direitos sociais.
Ana Paula Pellegrina Lockmann também enfatizou a importância da história da AMATRA XV, que se entrelaça com a história do TRT-15. "Praticamente nasceram e cresceram juntos e como não poderia deixar de ser, experimentaram tempos de proximidade e distanciamento, de diálogo e de conflito".
Destacou, ainda, que a associação tem sido fundamental para a defesa das prerrogativas da magistratura e para a promoção da justiça.
Saudou a nova gestão, liderada pela Juíza Regina Urbano, que será a quarta mulher a presidir a AMATRA XV e reafirmou o compromisso do TRT-15 em manter um diálogo construtivo com a AMATRA XV e em trabalhar juntos para superar limitações e enfrentar desafios.
Por fim, desejou a todos os integrantes da Diretoria um mandato exitoso, repleto de conquistas e progressos. “Que a AMATRA XV siga firme no propósito de defender prerrogativas, inspirar, capacitar e inovar a magistratura trabalhista".
O Juiz Guilherme Guimarães Feliciano, Conselheiro do CNJ e ex-Presidente da AMATRA XV e ANAMATRA, também compôs a mesa de honra.
Perfil da nova Presidente
Regina Urbano é paulistana.
Formada em Publicidade e Propaganda e em Direito, ambos pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
No período de 1995 a 2001, foi servidora no TRT da 15ª Região, tendo atuado na 4ª Junta de Conciliação e Julgamento de Campinas, na 33ª JCJ de São Paulo (cedida), nos Setores de Precatórios e de Recursos de Revista, na Vara de São José do Rio Preto, além do Setor de Recursos Humanos do TRT-1 (RJ - cedida).
Seu ingresso na magistratura ocorreu em 24/05/2002, quando tomou posse como Juíza do Trabalho Substituta no TRT da 9ª Região (PR). Em 14/10/2002, passou a atuar no TRT-15 em virtude de permuta.
Em 2019, foi promovida à Titular na Vara do Trabalho de Tatuí (de 11/03 a 18/12/2019) e depois removeu-se para a Vara do Trabalho de Leme (desde 19/12/2019).
Associativismo
A magistrada tem uma longa trajetória no movimento associativo.
Há 22 anos é associada da AMATRA XV, filiando-se em 21/11/2002.
Já integrou a Comissão de Esportes e Qualidade de Vida (2013/2015 e 2015/2017), foi Diretora de Esportes e Qualidade de Vida (2017/2019), Vice-Presidente (2021/2023 e 2023/2024) e Presidente (entre novembro/2024 e março/2025).
Pela ESMAT 15, atuou como Vice-Diretora (2021/2023 e 2023/2024) e Diretora-Geral (entre novembro/2024 e março/2025).
Apaixonada por esportes, Regina Urbano pratica natação, beach tênis e musculação e é uma das grandes medalhistas nos Jogos Nacionais da Magistratura.
Além de Desembargadores, acompanharam a solenidade ex-Presidentes da AMATRA XV, Juízes, Procuradores, Presidentes de Associações regionais. Advogados, servidores, familiares e convidados dos empossados.
Para ver o discurso de posse completo da Presidente Regina Urbano, clique aqui.
Veja as fotos da Cerimônia de Posse, clicando na galeria abaixo:
Veja a composição completa das Diretorias clicando nos links abaixo:
Jantar comemorativo
Após a solenidade, a AMATRA XV promoveu jantar comemorativo no Tênis Clube de Campinas, para os associados da AMATRA XV e convidados.