No dia 3/12, a Coordenadoria Regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania – TJC, no âmbito da AMATRA XV, realizou um evento de culminância em Campinas (SP). A atividade reuniu cerca de 40 alunos dos 8º e 9º anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Elza Maria Pellegrini de Aguiar.
O encontro marcou o encerramento de uma série de atividades promovidas ao longo do ano sobre o tema ‘Trabalho Seguro’. “Contamos com vários colegas Juízes da nossa associação, que disponibilizaram seu tempo, bastante escasso, para passar alguns conceitos sobre esse tema”, disse o Coordenador do TJC-AMATRA XV, Desembargador Fábio Bueno de Aguiar, que também atua como Diretor Cultural e de Cidadania da Associação Regional.
Ele compartilhou sua experiência em escola pública, incentivando os alunos a não desistirem de seus sonhos. Durante a atividade, o estudante Solano fez um retrato com a imagem de sua mãe, a Professora Elza, educadora e advogada, que faleceu aos 52 anos, vítima de câncer. "Foi muito bacana e emocionante. Fiquei muito agradecido", disse.
A atividade contou com a presença da Gestora Regional de 1º Grau do Programa Trabalho Seguro do TRT-15 e Juíza Titular da 3ª Vara do Trabalho de Campinas, Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti. Ela falou sobre Trabalho Seguro, Trabalho Infantil e a Constituição Federal. "Foi uma honra e um prazer ver as crianças aprenderem com alegria sobre trabalho seguro e meio ambiente saudável", contou.
Durante a culminância, foi exibido um vídeo produzido e encenado pelos alunos do 9º ano, demonstrando o aprendizado sobre o tema. A Belgo Arames fez a demonstração de Equipamento de Proteção Individual (EPIs), entregou simbolicamente R$ 750, como forma de agradecer o empenho e dedicação da escola e patrocinou o lanche servido a todos os convidados.
Estiveram presentes a orientadora pedagógica, Carolina Cristina dos Santos Nóbrega; a professora de História, Mariana Rezende de Campos; a analista de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da Belgo Arames, Julianna Rufino; a estagiária da Belgo, Samara de Lima de Rodrigues; e a jovem aprendiz da Belgo, Marine Emanuely Martins dos Santos.
O TJC em Sumaré também conta com o patrocínio da empresa Belgo Arames.
Para ver todas as fotos, acesse a galeria abaixo: