Nos dias 21 e 22 /11, aconteceu em Salvador (BA) o 7º Encontro Nacional de Juízas e Juízes Negros (ENAJUN) e o 4º Fórum Nacional de Juízas e Juízes contra o Racismo e Todas as Formas de Discriminação (FONAJURD). A AMATRA XV foi representada por seu ex-Presidente, o Desembargador Aposentado e Professor Lorival Ferreira dos Santos.
Também prestigiaram as atividades os associados Paula Cristina Caetano da Silva, Polyanna Sampaio Candido da Silva Santos e Newton Cunha de Sena (contemplados com os pacotes de viagem sorteados pela AMATRA XV) e as Juízas Camila Moura de Carvalho, Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, Rosilene da Silva Nascimento e Taísa Magalhães de Oliveira Santana Mendes.
Segundo Lorival Ferreira dos Santos, assistir as ricas exposições de estudiosos negros, com vasta experiência sobre os mais variados temas envolvendo racismo, diversidade, inclusão, perspectiva racial, violência, trabalho, população negra, quilombolas, povos originários, comunidades tradicionais e religiões de matrizes africanas foi enriquecedor. “O que nos levou a profunda reflexão sobre toda essa temática, além de estar entre aqueles irmãos e amigos queridos em Salvador, terra dos meus pais, me propiciou um sentimento de pertencimento. O nosso desafio é continuar a nossa caminhada para alcançar a verdadeira inclusão, sem racismo e discriminações em razão da cor da pele”, destacou.
De acordo com ele, o evento possibilitou a todos profunda reflexão acerca dos problemas enfrentados “pelos nossos irmãos da raça negra, abrindo caminho para se prepararem para os embates da vida cotidiana”.
Para a associada Paula Caetano da Silva, presenciar os juristas e intelectuais negros agraciando o público com conhecimento e experiências de vida, foi uma oportunidade extremamente gratificante. “O Encontro é um ambiente vibrante, intelectualmente diverso, repleto de cores, saberes e histórias, que nos conduzem a reflexões sobre os desafios jurídicos e sociais que enfrentamos. Retorno de Salvador trazendo comigo um sentimento de pertencimento e a certeza de que eventos como esse impulsionam a nossa sociedade para alcançar a equidade racial que tanto almejamos”, disse.
Ao Presidir o TRT-15, Lorival Ferreira dos Santos assinou o Ato Regulamentar Nº. 06/2015 que instituiu, para negros, a reserva de 20% das vagas nos Concursos Públicos para servidores e Juízes do Trabalho Substitutos no âmbito da 15ª Região.
Para ver todas as informações sobre o evento, clique aqui.