Na última sexta-feira, 28/06, data em que se comemora o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a Juíza Patricia Juliana Marchi Alves, Diretora Regional de Campinas, representou a AMATRA XV no Seminário "Direitos Humanos e a Diversidade Sexual". A atividade foi promovida pela Escola Judicial – EJUD e pelo Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação no âmbito do TRT-15.
Na oportunidade, a coordenadora do Subcomitê de Equidade e Combate à Discriminação, Desembargadora Eleonora Bordini Coca destacou que mesmo num país como o Brasil, que lidera o ranking de países que mais matam pessoas LGBTQIA+, e também os que mais consomem pornografia trans, falar de diversidade e direitos é fundamental, além do que, “é preciso separar a má-fé da ignorância”.
O Presidente do TRT-15, Desembargador Samuel Hugo Lima salientou a importância do tema, “que tem sido enfrentado pelo Tribunal em processos, mas que também precisa ser combatido internamente, para que possamos avançar, eliminando todo tipo de ‘piadinha’ e afronta”.
Na sequência, o Vice-Diretor da EJUD 15, Desembargador Luiz Felipe Lobo, ratificou que o papel da Escola Judicial é o de formação de magistrados, servidores e estagiários, mas ressaltou que seu efeito é muito mais amplo, extravasando as fronteiras da comunidade jurídica e alcançando a sociedade.
O evento contou ainda com a participação das Juízas Camila Moura de Carvalho (TRT-15) e Renata Conceição da Nóbrega Santos (TRT-6/PE), da Promotora Cláudia Ferreira Mac Dowell (Ministério Público/SP), do Professor Lawrence Estivalet de Mello (Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia) e dos Servidores do TRT-15 Monica Laterza Lopes e Gilberto Antonio Semensato. A atividade foi prestigiada por magistrados, servidores, advogados e convidados.
Resultado do Concurso
Durante o evento, a coordenadora do Subcomitê de Combate ao Assédio, Desembargadora Luciane Storer, apresentou a proposta vencedora do concurso para escolha da arte visual da Cartilha de Linguagem Adequada e Inclusiva do TRT-15. A ganhadora, Agatha Christie F. Santos, receberá um Smartphone Samsung 5G, com valor de mercado aproximado de R$2.000,00 (dois mil reais), adquirido pelas entidades apoiadoras, AMATRA XV e SINDIQUINZE.
O evento híbrido, ocorreu no auditório 1 da EJUD 15 e com transmissão ao vivo pelo canal da EJUD 15 no YouTube:
Para ler a notícia publicada pelo TRT-15 na íntegra, clique aqui.
Com informações do TRT-15