Na última sexta-feira, 28/6, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, prestigiou o 2º Seminário da Comissão de Relacionamento da Ordem dos Advogados do Brasil - Seção São Paulo com o TRT-15. A atividade aconteceu no Plenário do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas (SP).
Na abertura do evento, o Presidente da Corte, Desembargador Samuel Hugo Lima, afirmou que cerca de 85% das decisões proferidas pelo Tribunal são objeto de recurso de revista, mas apenas 8% seguem para a instância superior.
A falta de conhecimento técnico-jurídico e o abuso do direito de recorrer foram apontados pelo desembargador como causa dessa realidade, tornando indispensável o debate sobre o tema.
Em nome da Comissão de Relacionamento da OAB/SP com o TRT-15, o Advogado Ricardo Ortiz enfatizou a importância do tema debatido no seminário para um maior aprendizado sobre a Justiça do Trabalho.
O evento contou com as palestras do Ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Cláudio Mascarenhas Brandão, e do Advogado Ricardo Calcini, que abordaram o tema “Recursos e Sustentação Oral nos Tribunais”. As mesas de debate foram presididas pelo Desembargador do TRT-15, José Pedro de Camargo Rodrigues de Souza, e pelo Advogado Sérgio Vallim Filho. Os trabalhos foram mediados pela Desembargadora do TRT-15, Ana Paula Pellegrina Lockmann, e pela Advogada Tathiana Pitas.
Durante o evento, também aconteceu a assinatura do acordo de cooperação técnica entre o TRT-15 e a Seção Paulista da OAB, com o objetivo de formar uma cooperação institucional, acadêmica e científica na área multidisciplinar do Direito, e uma homenagem ao Ministro Aposentado Almir Pazzianotto Pinto, um dos mais respeitados juristas da área trabalhista no Brasil.
Para saber mais sobre o Seminário que reuniu Magistrados, representantes do Ministério Público, Advogados e estudantes de Direito, clique aqui.