Recentemente, a associada da AMATRA XV, Juíza Camila Moura de Carvalho, fez o lançamento oficial de seu primeiro livro “Mulher e Trabalho: Por Uma Luta Libertadora das Trabalhadoras Negras Brasileiras”. A obra é fruto da tese de mestrado em Ciências do Trabalho e Relações Laborais, concluído no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE (Portugal).
Com a publicação, a autora busca promover reflexões acerca da relação entre a colonialidade do poder e as normas que regulam as relações de trabalho, bem como da interpretação e aplicação do Direito do Trabalho brasileiro, com ênfase nas relações de subalternidades, notadamente, as subalternidades fundadas nas dimensões de raça e gênero e seus desdobramentos na divisão racial e sexual do trabalho.
Para Camila Moura de Carvalho, o resultado da obra representa uma conquista de todas as mulheres negras invisibilizadas “num país em que a maioria é negra e a maioria é mulher”, enfatiza.
O livro conta com prefácio escrito pela terceirizada do TRT-15, Cleonice Rodrigues Figueiredo, e depoimentos de trabalhadoras de algumas regiões do Brasil sobre suas condições de vida em uma análise interseccional.
Para adquirir a obra, publicada pela Lacier Editora, clique aqui.
Camila Moura de Carvalho é Juíza do Trabalho do TRT-15, Especialista em Economia do Trabalho pela UNICAMP e Mestre em Ciências do Trabalho e Relações Laborais pelo ISCTE.