Em alusão aos 10 anos de fundação da Escola Superior dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15ª Região – ESMAT 15, na última quarta-feira, 26/10, aconteceu a solenidade de descerramento da placa em homenagem à Diretoria Executiva interina fundadora da entidade. A cerimônia ocorreu na sede da AMATRA XV e da ESMAT 15, em Campinas.
No início do evento, o Diretor-Geral da ESMAT 15, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, ressaltou que a ideia de realizar o ato simbólico surgiu com o intuito de resgatar a história da Escola, assim como homenagear os responsáveis por sua fundação, em 2012, que acabaram por trazer à existência antigo sonho nutrido pelas gestões anteriores da AMATRA XV.
Segundo ele, “Na sede da Escola existe a justa homenagem e registro da primeira Diretoria eleita pelos associados, em 2013, liderada pelo Juiz Alessandro Tristão, entretanto, ao celebrar os 10 anos de fundação em 2022, sentimos falta do registro histórico em homenagem à gestão fundadora de 2012. Embora tenha sido uma Diretoria com mandato curto e interino, seu distinto protagonismo é merecedor da homenagem, pois foi na gestão liderada pelo Juiz Guilherme Guimarães Feliciano que, de fato, a escola nasceu, passando a existir formalmente, com sua criação e estatuto social devidamente aprovados em Assembleia Geral”, ressaltou.
Em sua fala, o Juiz Guilherme Feliciano rememorou o processo de criação da Escola. “Eu e o Juiz Alessandro Tristão, Vice-Presidente, reavivamos os estudos feitos nas gestões anteriores e abrimos um debate com os associados para saber como eles queriam a formatação da escola”. De acordo com ele, a ESMAT 15, ao longo das gestões seguintes, soube se estabelecer com uma visão que ia muito além de criar fundos financeiros, superando ambiente estritamente associativo e tornando-se uma entidade reconhecida por seus eventos acadêmicos. “Temos tido um papel político e informativo essencial ao longo dos anos. Em 2019, por exemplo, a Escola trouxe o jurista e filósofo alemão Robert Alexy”, disse, fazendo referência ao "I Simpósio da ESMAT 15", realizado em agosto de 2019, sob coordenação do Diretor-Geral, Juiz César Reinaldo Offa Basile.
Ao concluir seu discurso, citou uma frase do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire: “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
Para encerrar a cerimônia, o Juiz Sérgio Polastro reforçou que um dos propósitos da atual gestão é agregar e unir todos os associados, independentemente das divergências, com respeito e consciência de nossa pluralidade. “É uma alegria receber todos vocês na sede da nossa escola. A ESMAT 15 precisa de todos nós. Que nossa Escola tenha vida longa".
O evento contou com a presença de alguns integrantes da Diretoria interina fundadora da ESMAT 15 e seus primeiros docentes, o Desembargador Manoel Carlos Toledo Filho e os Juízes Antonia Sant’Ana, Carlos Eduardo Oliveira Dias e Laura Bittencourt Ferreira Rodrigues, além dos Ex-Presidentes da AMATRA XV, os Desembargadores Renato Henry Sant’anna e Samuel Hugo Lima, e a Juíza Patrícia Maeda, que também foi Diretora-Geral da ESMAT 15.
A atividade ainda reuniu os Desembargadores Fábio Bueno de Aguiar (Conselheiro Acadêmico e Fiscal da ESMAT 15), Marcelo Garcia Nunes, Rosemeire Uehara Tanaka, Fábio Allegretti Cooper, Renan Ravel Rodrigues Fagundes, Edmundo Fraga Lopes, Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza e Hélio Grasselli; os Juízes Mauro César Luna Rossi, Marina de Siqueira Ferreira Zerbinatti, e Camila Ceroni Scarabelli; os servidores das Vice-Presidências Judicial e Administrativa do TRT-15 e a esposa do Juiz Guilherme Feliciano, Luana Feliciano.
Confira as fotos na galeria abaixo:
Em celebração aos 10 anos da ESMAT 15, Diretoria Interina Fundadora recebe homenagem
O descerramento da placa comemorativa ocorreu em 26/10, na sede da Escola