Encerrou na última quarta-fera, 31/3, o I Módulo do curso: “Impactos da pandemia na saúde mental e o direito à desconexão”, promovido pela Escola Nacional da Magistratura – ENM, entidade ligada à Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB. Magistrados filiados à Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV avaliaram a atividade de maneira positiva.
Para o Juiz Maurício Bearzotti de Souza, que faz parte da equipe de Coordenação do curso e é Diretor Administrativo e Financeiro da ESMAT 15, a atividade superou todas as expectativas. “É o primeiro curso que eu participo onde os conhecimentos são voltados à vida do Magistrado, ao seu amadurecimento pessoal, não necessariamente para uso na atividade jurisdicional. Receptividade tão boa que existe a ideia de desdobrar em outros cursos, para desenvolver mais alguns conteúdos com os professores”, disse.
Segundo a Juíza Regina Rodrigues Urbano, Vice-Presidente da AMATRA XV e Vice-Diretora da ESMAT 15, “nos dois primeiros dias, pudemos identificar muitos sentimentos comuns entre os Magistrados, especialmente a dificuldade de lidar com metas não adaptadas à nova realidade telepresencial que vivemos. Houve mudança de paradigmas. A casa, agora, confunde-se com o trabalho e não fomos preparados para isso, o que gera muitos problemas, tanto no âmbito familiar, como no âmbito laboral. As audiências telepresenciais demoram mais, exigindo de todos, mas especialmente do juiz, uma sensibilidade ainda maior e muita paciência”, relata. Para ela, “o direito à desconexão não é fácil de ser aplicado, o que tem gerado muito estresse e doenças. Saber identificar aquilo que não faz bem é um bom caminho para não pirar nessa pandemia é isso o curso tem nos ensinado”, afirmou.
De acordo com a Juíza Luciene Pereira Scandiuci, Secretária Geral da AMATRA XV, o tema do curso oferecido pela AMB é muito atual e necessário “para nos ajudar a lidar com realidade que estamos vivendo. O labor em home office sempre muito sonhado por todos se tornou um pesadelo com consequências na saúde mental que muitas vezes não percebemos por falta de conhecimento técnico sobre o assunto”. Para a Magistrada, as palestras dos doutores Élcio Carvalho (Psiquiatra) e Clécio Branco (Psicólogo) foram muito elucidativas, que os levou a uma reflexão sobre a forma de viver e trabalhar. “O formato utilizado pelo organizador do curso permitiu, ainda, a interação entre os participantes e os palestrantes trazendo leveza ao curso”, concluiu.
Importante destacar que, a ENM, atendendo pedido da AMATRA XV, concedeu 3 vagas a Magistrados não Associados à AMB, considerando as primeiras inscrições recebidas.
A atividade contou com 6 aulas temáticas, ministradas por profissionais da saúde e outros especialistas; debates e fóruns de discussão, totalizando 9 h/a.
Para saber mais sobre os cursos à distância da ENM, clique aqui.
ENM: Associados da AMATRA XV participam do Curso Impactos da pandemia na saúde mental e o direito à desconexão
As aulas aconteceram no período de 24 a 31/3, com exposições, debates e fóruns de discussão. Tudo online.