A Desembargadora do TRT-15 Tereza Aparecida Asta Gemignani, Diretora Cultural e de Cidadania da AMATRA XV e Coordenadora Pedagógica da ESMAT 15, ministrou palestra na XIX Semana Institucional do Tribunal Regional do Trabalho da 22ª Região (Piauí), realizado entre os dias 29/8 e 2/9.
Em sua participação, a Magistrada abordou o tema “Direito Coletivo do Trabalho: Questões Controversas”. Ao detalhar questões controversas acerca do direito coletivo de trabalho, Tereza Asta enfatizou que a Justiça do Trabalho é uma justiça comprometida com soluções que possibilitam bons resultados, como o acordo coletivo de trabalho.
De acordo com ela, para aqueles que trabalham de forma diferente, é preciso buscar novas respostas que passem pelo diálogo. “Nós temos uma vasta possibilidade de construir soluções, tanto para os empregados, quanto para os empregadores e, também, para os trabalhadores que não trabalham com vínculo celetista. Hoje, temos vários tipos e modalidades de trabalho que não são as modalidades tradicionais, mas todos precisam de proteção”, disse.
Durante a estada em Teresina, a Desembargadora Tereza Asta também concedeu entrevista no programa “Boa Tarde Piauí”, da TV Bandeirantes. Para assistir, clique aqui.
A XIX Semana Institucional do TRT-22 contou ainda com a participação de especialistas como os ministros do Tribunal Superior do Trabalho - TST Breno Medeiros e Delaíde Alves Miranda Arantes, que abordaram, respectivamente, “Trabalho 5.0” e “Trabalho Decente na Constituição Federal de 1988 e os objetivos e metas da ONU e da OIT”.
Com informações do TRT-22
Desembargadora Tereza Asta palestra na XIX Semana Institucional do TRT-22 (Piauí)
Em sua participação, a Diretora da AMATRA XV tratou sobre o direito coletivo de trabalho