A solenidade foi aberta pelo Juiz Luiz Carlos de Araújo, Presidente do TRT, que enfatizou o apoio do Tribunal à Associação na busca de melhores condições de trabalho e de atendimento aos jurisdicionados. A nova Presidente da AMATRA XV, Juíza Ana Paula Pellegrina Lockmann, foi saudada pelo ex-Presidente Firmino Alves Lima e pelo Juiz José Antonio Pancotti. Em seu discurso, ela parabenizou a administração do Juiz Firmino Alves Lima e de toda a sua diretoria. Enfatizou as dificuldades das atuais condições de trabalho dos juízes, em especial os da 15ª. Região, reiterando da necessidade da aprovação dos anteprojetos de lei que visam o aumento dos Juízes no Tribunal e de primeiro grau, bem como a criação de cargos e servidores. Lembrou que a Justiça do Trabalho da 15ª. Região é a segunda maior em demandas processuais ajuizadas.
Ressaltou a importância da aproximação do magistrado com a sociedade, como forma de mostrar o verdadeiro Judiciário, "digno e operoso, que luta com as maiores dificuldades, dentre as quais as provocadas pelas notícias deliberadamente distorcidas, sem outro escopo que não o de denegri-lo".
Igualmente foi manifestada a intenção de continuar o programa de regionalização da entidade, bem como seja desenvolvido um efetivo programa de cidadania e justiça, assim como o trabalho na área de direitos humanos.
Finalizou seu discurso, enfatizando a necessidade da busca de uma justa retribuição, que deverá envolver um intenso trabalho em Brasília. Destacou a necessidade de forte atuação para o restabelecimento do adicional por tempo de serviço.
Após os agradecimentos pessoais, encerrou com as palavras do Professor Paulo Neves de Carvalho, quando recebeu o título de professor emérito da UFMG: ...a vida, não a compreendo, se o espírito não se alteia, sempre e sempre, na inabalável intenção de ver o ser humano liberto da fome, da ignorância, da doença e do medo.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades: Juízes de primeiro e segundo graus da Justiça do Trabalho da 15a Região Juízes de diversos Tribunais Regionais do Trabalho, Presidente da Anamatra e de outras associações, Juízes Federais e Estaduais, membros do Ministério Público do Trabalho, servidores, advogados e convidados. Além do compromisso com o trabalho a ser desenvolvido, o evento foi marcado por momentos de descontração.