Na última terça-feira, 18/10, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro Ribeiro, participou, em Brasília (DF), da cerimônia de lançamento do livro “Mulheres na Justiça do Trabalho: 80 anos em perspectiva”. Pela Associação regional participam da obra a Diretora Cultural e de Cidadania, Desembargadora Tereza Aparecida Asta Gemignani, que é uma das Coordenadoras do Projeto e uma das organizadoras da obra, além de co-autora de um dos artigos, e a Ex-Presidente, Juíza Patrícia Maeda, que assina um dos artigos.
A elaboração da obra foi idealizada pelo Observatório Excelências Femininas do Tribunal Superior do Trabalho – TST e surgiu com o intuito de ampliar o conhecimento sobre a realidade enfrentada pelas magistradas trabalhistas.
Indicada pelo TST para integrar o "Observatório Excelências Femininas" como representante da ENAMAT, a Desembargadora Tereza Asta ressaltou a importância do livro em que atuou como uma das organizadoras, em conjunto com a Ministra Morgana Richa e a Juíza Ana Paula Sefrin Saladini (Titular da Vara do Trabalho de Cambé/PR e Vice-Coordenadora da Escola Judicial do TRT da 9ª Região).
Segundo a magistrada, "o livro conta com artigos escritos só por mulheres, com o objetivo de destacar os méritos da magistratura feminina, assim propiciando reflexões sobre a importância do reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido pelas magistradas, em consonância com os propósitos do "Observatório", instituído para atuar no mapeamento e correção das desigualdades estruturais de gênero, existentes dentro do próprio Poder Judiciário".
De acordo com a Desembargadora, "neste sentido o Poder Judiciário Trabalhista atua em conformidade com a Resolução 255 do CNJ, traçada com espeque no ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) 5 da Agenda 2030 da ONU, na esteira da META 9, assim contribuindo de maneira significativa para conferir concretude substantiva ao princípio constitucional da igualdade", destacou.
Para a Ministra Morgana Richa, a obra "reflete uma junção de projeto com várias mulheres comprometidas, engajadas, conscientes da responsabilidade que esse patamar provisional traz em relação a devolver para a sociedade um retorno de visibilidade e ao mesmo tempo de espelhamento”.
A AMATRA XV adquiriu alguns exemplares do livro com o intuito de prestigiar suas associadas e divulgar ainda mais o tema.
Livro
O livro traz importantes reflexões sobre gênero e raça no poder judiciário trabalhista. Ele também é assinado pela Assessora Adriene Domingues Costa, Coordenadora de Pesquisas da ENAMAT.
A edição contém 23 artigos escritos exclusivamente por mulheres, entre elas a Desembargadora Ana Carolina Zaina (Presidente do TRT-9), a Juíza Sandra Mara Flügel Assad (Titular da 12ª VT de Curitiba/PR) e Gestora regional do Observatório de Excelências Femininas) e a Juíza Vanessa Karam de Chueiri Sanches (Titular da VT de Marechal Cândido Rondon e Integrante da Comissão de Direitos Humanos da ANAMATRA e da Comissão ANAMATRA Mulheres).
Com informações do TST
Associadas da AMATRA XV participam da obra coletiva do TST sobre as mulheres na Justiça do Trabalho
A Diretora Cultural e de Cidadania, Desembargadora Tereza Asta, é uma das Coordenadoras do Projeto e uma das organizadoras da obra, além de co-autora de um dos artigos. A Ex-Presidente, Juíza Patrícia Maeda, assina um dos artigos.