Ontem, 18/3, o Diretor Regional da Circunscrição de Bauru e próximo Diretor de Comunicação Social e Informática da Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 15.ª Região – AMATRA XV, Juiz Breno Ortiz Tavares Costa, participou da 1.ª reunião da Rede de Tecnologia e Inovação da Associação dos Magistrados Brasileiros – AMB.
O encontro teve como objetivo a troca de experiências e o desenvolvimento de debates voltados ao aprimoramento dos sistemas tecnológicos em funcionamento nos Órgãos do Poder Judiciário. Dentre outros assuntos, foram abordados:
Sistemas informatizados:
- Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário – SISBAJUD e Processo Judicial Eletrônico – PJe: compilados pontos de melhoria e sugestões apresentadas pelos usuários.
- Sistema de Informações Eleitorais – SIEL, do Tribunal Superior Eleitoral – TSE: analisada a indisponibilidade de acesso em razão de problemas técnicos.
- Sistema on-line de Restrição Judicial de Veículos – RENAJUD e Rede de Integração Nacional de Informações de Segurança Pública e Justiça – INFOSEG: comentada a pesquisa, utilizando cadastro de pessoa física – CPF, compreensiva de veículos objeto de arrendamento mercantil, com identificação da Instituição Financeira arrendante.
Outros assuntos:
- Maior aproximação entre a Rede de Tecnologia e Inovação e Laboratório de Inovação e Inteligência da AMB – AMB LAB.
- A Rede de Tecnologia e Inovação como um ambiente de compartilhamento de informações de boas práticas associativas.
- Acesso dos Membros do Judiciário ao portal “gov.br”.
- Curso “Cultura de Inovação Transformação Digital e Tecnologia aplicada ao Direito”, a ser ministrado no período de 3 a 17 de agosto de 2.021 pela Escola Nacional da Magistratura – ENM da AMB.
Segundo Breno Ortiz Tavares Costa, os membros da Rede conversaram bastante sobre funcionalidades e propostas de ajustes dos sistemas informatizados, para facilitar o uso e atender melhor as necessidades das Unidades Judiciárias. “Alguns colegas sugeriram melhorias e outros comentaram sobre boas práticas. Decidiram, por unanimidade, enviar as sugestões para o Conselho Nacional de Justiça – CNJ e também divulgar as boas práticas aos Tribunais”, disse o Diretor.
Acesse a ata da reunião clicando aqui.
Rede de Tecnologia e Inovação
O grupo reúne representantes de várias Associações filiadas. A AMATRA XV é representada pelo atual Diretor de Comunicação Social e Informática, Juiz Maurício Bearzotti de Souza. Foi criado com a intenção de aproximar Magistrados dedicados ao estudo de inovações tecnológicas no Poder Judiciário, visando propor o aperfeiçoamento dos sistemas utilizados na Justiça.
AMB: AMATRA XV participa da 1.ª reunião da Rede de Tecnologia e Inovação
Em pauta, o aprimoramento dos sistemas tecnológicos utilizados no Poder Judiciário.