Na última quinta-feira, 20/10, o Presidente e a Vice-Presidente da AMATRA XV, Juízes Sérgio Polastro Ribeiro e Regina Rodrigues Urbano, prestigiaram a 8ª Mostra de Boas Práticas do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região – TRT-15, promovida pela Corregedoria Regional com o apoio da Presidência da Corte e do Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Justiça do Trabalho da 15ª Região - SINDIQUINZE.
A atividade reuniu magistrados e servidores da 15ª e de outros 17 TRTs. Houve apresentação de 31 iniciativas que resultaram no aprimoramento da gestão de unidades de primeira instância. Também foram detalhados dois outros projetos do TRT-15, o “Especializa e Equaliza” e o “Escuta da Primeira Instância”.
Na abertura do evento, após a exibição de um vídeo histórico, a Corregedora do TRT-15, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, lembrou o empenho do então Corregedor, Desembargador Luiz Antonio Lazarim, precursor da iniciativa em 2011. Citou também a atuação do Desembargador Samuel Hugo Lima, que na mesma função, promoveu a 7ª edição, resultando na primeira apresentação do Fluxo Nacional Otimizado de Procedimentos em Primeira Instância (WikiVT), ferramenta encampada pela gestão 2020-2022 do TRT-15 e incorporada este ano à nova versão do Processo Judicial Eletrônico - PJe.
Segundo a Corregedora Regional eleita para a Gestão do biênio 2022/2024, Desembargadora Rita de Cássia Penkal Bernardino de Souza (atual Vice-Corregedora), a mostra significa um reencontro de extrema importância depois da fase de afastamento provocado pela pandemia. “Fizemos boas ações e práticas para serem compartilhadas, visando à melhoria dos métodos de trabalho e à eficiência do serviço público”.
Durante o painel “Escuta da Primeira Instância”, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Sérgio Polastro, avaliou o projeto sob o ponto de vista da magistratura, ressaltando a importância do diálogo e da comunicação para o bom andamento da instituição. Citando o filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein, Sérgio Polastro enfatizou que “o tamanho do nosso tribunal ou da Corregedoria é o tamanho da nossa capacidade de comunicação”. De acordo com o magistrado, a escuta ativa proporciona a oportunidade de ouvir quem faz a Justiça do Trabalho na primeira instância.
O evento também contou com a presença do Diretor Regional da AMATRA XV, Juiz Marcel de Ávila Soares Marques, que relatou sua experiência bem-sucedida decorrente da implantação do projeto “Especializa e Equaliza” em São José do Rio Preto.
Representando os servidores, o Presidente do SINDIQUINZE, Ivan Bagini, parabenizou a Administração pelo projeto que considera agregador, destacando o espírito de informalidade no trato da comunicação, reforçando também a importância do diálogo estabelecido.
Para encerrar a atividade, que aconteceu durante todo o dia, a Presidente do TRT-15, Desembargadora Ana Amarylis Vivacqua de Oliveira Gulla, destacou que “a mostra de boas práticas promovida com muita competência pela Corregedoria Regional se consolida, ao término de sua oitava edição, como método poderoso e eficaz na identificação e na divulgação de instrumentos para a otimização da gestão das unidades de primeira instância”.
Revista do Projeto “Especializa e Equaliza”
Durante a programação, a Desembargadora Ana Paula Lockmann anunciou o lançamento da Revista Eletrônica do Projeto “Especializa e Equaliza”. Com 19 páginas, a publicação esmiúça a preparação do fórum-piloto, traz o cronograma das atividades e o organograma, bem como os depoimentos dos envolvidos na implantação do projeto, que foi apresentado em setembro para o então Corregedor-Geral da Justiça do Trabalho, Ministro Guilherme Caputo Bastos, por ocasião dos trabalhos correicionais no TRT-15.
Para maiores informações sobre o evento, inclusive assistir ao vídeo, clique aqui.
Com informações do TRT-15
AMATRA XV prestigia a 8ª Mostra de Boas Práticas do TRT-15
A entidade foi representada por seu Presidente e pela Vice-Presidente, os Juízes Sérgio Polastro Ribeiro e Regina Rodrigues Urbano