O Presidente da AMATRA XV, Juiz Francisco Duarte Conte, participou da abertura da 20ª Semana Nacional da Conciliação no TRT-15. A Presidente do TRT-15, Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, destacou a corte como referência nacional (com índice de composição acima de 50%) em política de conciliação, ressaltando o diálogo como a essência da Justiça do Trabalho. O Juiz Francisco Conte afirmou que conciliar é uma "ferramenta de cidadania e pacificação social". O evento mobilizará 153 Varas do Trabalho e 15 Cejuscs em toda a jurisdição.
No dia 3/11, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Francisco Duarte Conte, participou da cerimônia de abertura da 20ª Semana Nacional da Conciliação no TRT-15. A iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) mobiliza tribunais de todo o país para promover soluções consensuais de conflitos e fortalecer a cultura da paz social. A atividade encerra na sexta-feira, 7/11.
Ao abrir a cerimônia, a Presidente do TRT-15 e Coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), Desembargadora Ana Paula Pellegrina Lockmann, destacou o caráter nacional da mobilização e afirmou que o diálogo é a "essência" da Justiça do Trabalho. Ela ressaltou que a política de conciliação do TRT-15 é contínua e estruturada, o que tornou o Tribunal uma referência nacional com um alto índice de composição (acima de 50%). Por fim, celebrou a iniciativa como um momento para ouvir, compreender e reconstruir, reafirmando a força do diálogo para uma sociedade mais justa e pacífica.
Em sua fala, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Francisco Conte, destacou que a conciliação representa muito mais do que um simples acordo. “Ela é uma ferramenta de cidadania, de empatia e de pacificação social”, onde “cada audiência bem-sucedida representa não apenas a diminuição de um processo, mas o restabelecimento de relações e a reconstrução de pontes”. Segundo ele, ao escolher conciliar, o cidadão se torna protagonista de sua própria história, e o Judiciário se aproxima da sua verdadeira missão: servir à sociedade com humanidade e eficiência. O magistrado destacou que a Semana Nacional da Conciliação é “uma celebração do diálogo e da escuta ativa”, que reafirma a confiança da sociedade na Justiça.
Também participaram da cerimônia os Desembargadores Ana Cláudia Torres Vianna e Fábio Bueno de Aguiar (Vices-coordenadores do Nupemec); a Procuradora-Chefe do MPT15, Alvamari Cassillo Tebet, a Presidente da OAB Subseção de Campinas, Luciana Gonçalves de Freitas, magistrados, servidores, advogados, representantes de empresas e de trabalhadores.
O evento marca o início de uma semana de atividades que envolverá as 153 Varas do Trabalho e os 15 Cejuscs de 1º Grau, instalados em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Franca, Jundiaí, Limeira, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté, que realizarão centenas de audiências de conciliação.
Com informações do TRT-15